Turismo de experiência cresce no Brasil e eleva faturamento do setor

Por: Redação | Em:
Tags:, ,
turismo de experiência

O interesse crescente pelo turismo de experiência segue a tendência global, com o segmento registrando crescimento anual de 30%. (Foto: Envato Elements)

De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a TRVL LAB, o turismo de experiência é responsável por cerca de 60% do faturamento dos pequenos negócios na indústria do turismo. O levantamento aponta que as vivências durante as viagens são o principal fator de motivação para 90% dos turistas brasileiros.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Além disso, a busca por ecoturismo e contato com a natureza é uma preferência de 57% dos turistas, enquanto 70% procuram momentos de relaxamento. O Sebrae destaca que o interesse crescente pelo turismo de experiência segue a tendência global, com o segmento registrando crescimento anual de 30%. O ecoturismo já faz parte da oferta de 66% das empresas do setor.

A atividade também fortalece a economia local ao descentralizar a geração de renda, envolvendo diversos setores, como hotelaria, transporte, comércio e serviços. Pequenos negócios e trabalhadores autônomos se beneficiam do fluxo de turistas, o que dinamiza as economias regionais e gera empregos diretos e indiretos.

Segundo Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, o turismo de experiência contribui para o desenvolvimento sustentável de localidades menos exploradas, como áreas rurais e pequenas comunidades, ao valorizar a natureza e a cultura local. Isso gera impacto positivo na renda e infraestrutura das regiões, fortalecendo as economias regionais de forma mais inclusiva.

Lima também ressalta que o turismo de experiência e de aventura expande a dinâmica do mercado ao atrair viajantes para destinos menos explorados, como áreas rurais e pequenas comunidades. Essa modalidade promove o consumo de produtos e serviços locais, fortalecendo economias regionais, diversificando as atividades econômicas e gerando impacto positivo na renda e na infraestrutura das localidades visitadas.

*Com informações do portal Dinheirama.

Saiba mais:

Brasil registra 4,9 milhões de turistas internacionais em 2024

Turismo internacional no Ceará atinge 75% do volume total de 2023

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas