Em cerimônia realizada na última quinta-feira (17), foi anunciado o início da construção do novo data center Mega Lobster, da empresa V.tal, em Fortaleza. Durante a solenidade, que contou com a presença do governador Elmano de Freitas, foi destacado que o projeto deve gerar cerca de 500 empregos diretos e indiretos durante a construção e, após a conclusão, criará 60 vagas técnicas.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O data center integra um conjunto de iniciativas que utiliza as fontes de energia renovável da região e os cabos submarinos que garantem conectividade entre as Américas.
Segundo Elmano, o projeto representa um avanço na infraestrutura digital do Ceará, que já conta com cabos submarinos e redes de fibra óptica. Salmito Filho, secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, enfatizou a importância do estado na transição energética e na construção de um ecossistema digital.
A V.tal já opera quatro cabos submarinos no Ceará e possui 15 mil quilômetros de fibra óptica no estado. A empresa destaca que a nova estrutura funcionará com 100% de energia renovável. Pedro Henrique Fragoso, CEO da V.tal, destaca que o projeto, segundo data center inaugurado em Fortaleza, consolida a cidade como um polo tecnológico no país.
A solenidade também contou com a participação de autoridades, incluindo Francisco Barbosa, presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e Vicente Aquin, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
*Com informações da Casa Civil.
Saiba mais:
Amazon investe US$ 500 mi em reatores nucleares para expansão em IA