O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou suas previsões de crescimento econômico para 2024, elevando as expectativas para o Brasil, Estados Unidos e Reino Unido, enquanto reduziu as projeções para China, Japão e zona do euro. O relatório Perspectiva Econômica Global manteve o crescimento global inalterado em 3,2%, conforme previsto em julho, destacando os riscos de conflitos armados, novas guerras comerciais e os efeitos de uma política monetária apertada.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Segundo o FMI, o Brasil teve uma elevação de 0,9 ponto percentual, com o crescimento projetado em 3,0%, devido ao consumo privado e ao investimento mais fortes. A projeção para 2025 foi ajustada de 2,4% para 2,2%. Para os EUA, o crescimento projetado para 2024 subiu 0,2 ponto percentual, para 2,8%, impulsionado pelo aumento do consumo.
Em contrapartida, a China teve sua previsão de crescimento para 2024 reduzida em 0,2 ponto percentual, para 4,8%, com a fraqueza do setor imobiliário e a baixa confiança do consumidor impactando o desempenho. O crescimento da zona do euro foi revisado para 0,8% em 2024, influenciado por dificuldades no setor manufatureiro da Alemanha. A Índia permanece como destaque, com crescimento estimado em 7,0% em 2024, inalterado em relação a previsões anteriores.
As projeções para 2025 indicam crescimento global de 3,2%, abaixo da expectativa anterior de 3,3%, enquanto a estimativa de crescimento de médio prazo aponta para 3,1%, bem abaixo da tendência observada antes da pandemia.
*Com informações do portal IstoÉ Dinheiro.