EUA anunciam restrições a investimentos em tecnologia na China

Por: Redação | Em:
Tags:, , ,

A política proíbe empresas, cidadãos e residentes dos EUA de investir em setores chineses que possam representar riscos à segurança nacional. (Foto: Envato Elements)

O governo dos Estados Unidos (EUA) anunciou novas restrições para investimentos americanos em empresas chinesas de tecnologia de ponta, com vigência a partir de 2 de janeiro. A política, elaborada pelo Departamento do Tesouro, proíbe empresas, cidadãos e residentes permanentes dos EUA de investir em setores chineses que possam representar riscos à segurança nacional.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


As restrições visam impedir transações em áreas como semicondutores, inteligência artificial (IA) e computação quântica, tecnologias consideradas críticas para desenvolvimento militar, vigilância e segurança cibernética. Segundo o Tesouro, a medida busca garantir que os investimentos dos EUA não impulsionem o avanço de tecnologias da China com potencial de ameaça à segurança americana.

As novas regras resultam de uma ordem executiva assinada por Biden em agosto de 2023, destinada a conter investimentos dos EUA em setores tecnológicos sensíveis na China, incluindo Hong Kong e Macau. Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores da China classificou a decisão como uma medida “antiglobalização” e declarou insatisfação com a política, destacando que Pequim defenderá seus interesses.

*Com informações do portal exame.

Saiba mais:

Big Data: um caminho sem volta

Empresas que não adotarem IA nos processos de inovação perderão espaço para concorrentes medianas, segundo diretor do Google

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas