Fortim: turismo de luxo e moradia de design no mesmo destino

Por: Redação | Em:
Tags:, ,
fortim e turismo de luxo

Em Fortim, no litoral leste, o engenheiro Aristarco Sobreira liderou o desenvolvimento de um empreendimento utilizando recursos naturais. (Foto: Divulgação)

O Brasil registrou um aumento de turistas estrangeiros em 2024, com a chegada de 4,4 milhões de visitantes nos primeiros oito meses do ano, frente aos pouco mais de 4 milhões em 2023. No Ceará, 37.041 passageiros desembarcaram em agosto, principalmente de países da Europa, América do Norte e América do Sul


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


A busca por destinos tranquilos e distantes do fluxo intenso das grandes cidades vem fortalecendo o mercado imobiliário cearense. Para atender a esse público, o setor tem investido no conceito de “Moradia de Design”, voltado a estrangeiros interessados em residências com apelo estético e integração com a natureza. Em Fortim, no Litoral Leste, o engenheiro civil Aristarco Sobreira liderou um projeto da A & B Incorporações para desenvolver um empreendimento com 43 casas à beira-mar, utilizando os recursos naturais locais para uma proposta de habitação diferenciada.

O empreendimento privilegia a experiência do tipo “quiet luxury”, com a vantagem dos proprietários serem hóspedes em seus próprios imóveis. Essa é uma opção para aqueles que desejam ter uma segunda residência ou investir em um projeto com potencial de valorização. Na prática, esse “quiet luxury” se afasta da ostentação, da extravagância e daquilo que é excessivo, prezando pela experiência, pelo minimalismo e pela preservação do ecossistema

Moradia de design

“Partimos do conceito de arte para criar o Origem Fortim, em que os proprietários podem contemplar um projeto imobiliário sustentável e integrado aos elementos da natureza local. Ali, o luxo se revela na qualidade dos detalhes da entrega que foi feita”, revela Aristarco.

A obra venceu o 20º Prêmio da Construção, em 2023, promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon), na categoria Projeto Arquitetônico do Ano. Em 2021, quando Origem Fortim foi lançado, o investimento mínimo para a aquisição de uma das casas do era de R$2,4 milhões. 

Fortim é refúgio privilegiado pela natureza

Os dados do Censo 2022 revelam que a cidade de Fortim conta com uma população de apenas 17.294 habitantes. Atualmente, 88% das casas do Origem Fortim estão vendidas e 17 delas foram adquiridas por pessoas de fora do Ceará. O que evidencia a preferência pelo destino que se situa a 132 quilômetros de Fortaleza. Na cidade, alguns hoteis de luxo dividem o cenário paradisíaco com aerogeradores de energia eólica, o mar e o rio Jaguaribe. Todos os anos, o Kitesurf tem ganhado mais atenção dos turistas da região.

Saiba mais:

Origem Fortim: empreendimento que alia arquitetura e responsabilidade ambiental no litoral cearense entrega mais uma fase

Origem Fortim: Inovação e luxo agregados a natureza do litoral cearense

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas