De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Ceará manteve-se como o destino mais movimentado para passageiros internacionais no Norte e Nordeste pelo sexto mês consecutivo, com 34.442 pessoas transportadas em setembro. O número supera o fluxo registrado por Recife, que ocupa a segunda posição, e Salvador, em terceiro. Nacionalmente, o Ceará aparece na sétima colocação, atrás de aeroportos em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Entre janeiro e setembro, o Ceará também liderou a movimentação de turistas internacionais no Norte e Nordeste, com Salvador e Recife nas posições seguintes. Segundo dados da Anac, o desempenho reflete o aumento de voos internacionais no estado, que incluem novas rotas e frequências ampliadas, atendendo à crescente demanda.
A malha aérea internacional do Ceará conta atualmente com voos diretos para Lisboa, que foram aumentados de sete para nove frequências semanais; para Paris, de três para cinco; e para Miami, que desde junho opera cinco frequências. Voos para Orlando e Buenos Aires também foram ampliados, com a rota para Buenos Aires passando de dois para três voos semanais em dezembro.
Em novembro, o estado inaugura uma nova rota internacional. Com voos diretos para Santiago, no Chile, operados pela Latam, a expectativa é de maior fluxo de turistas estrangeiros. A nova frequência tem início no dia 29 de novembro, com aeronaves Airbus A320neo, com capacidade para 174 passageiros. A operação será semanal, partindo de Fortaleza aos sábados e retornando de Santiago aos domingos, com tempo de voo estimado em 6 horas e 30 minutos.
A conexão direta entre Fortaleza e Santiago reduz em três horas o tempo médio de viagem comparado a rotas com escala em São Paulo, segundo informações da Anac e da Secretaria de Turismo do Ceará, consolidando o estado como um destino estratégico para turistas da América do Sul e Europa.
*Com informações da Setur.
Fortaleza e Caucaia estão entre os destinos mais buscados para o fim de ano
Turistas adotam novos destinos longe das multidões