Os ETFs de bitcoin lançados nos Estados Unidos (EUA) em janeiro deste ano registraram uma rápida adoção institucional e acumularam mais de 1 milhão de unidades da criptomoeda. Esses fundos de índice foram liderados pela BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, e já se aproximam do acúmulo de bitcoins de Satoshi Nakamoto, o criador da moeda digital, que possui 1,1 milhão de bitcoins desde 2010.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
No mercado atual, o bitcoin atingiu o valor de US$ 71 mil, uma valorização relevante em relação ao período em que Nakamoto abandonou a criptomoeda. A crescente participação institucional, impulsionada pelo lançamento dos ETFs, têm aumentado a demanda e o volume de bitcoins sob gestão desses fundos.
Atualmente, os ETFs de bitcoin somam 1.011.975 unidades, enquanto o fundador da moeda permanece o maior detentor individual. Entre outros grandes detentores de bitcoins estão a Binance, com 667.526 BTC; a BlackRock, com 417.093 BTC; e a Grayscale, com 254.845 BTC.
Outros investidores institucionais e entidades governamentais também figuram entre os principais detentores da criptomoeda. A MicroStrategy possui 252.220 BTC, enquanto o governo dos Estados Unidos detém 203.239 BTC e o governo chinês 194.000 BTC. Empresas como a Fidelity e plataformas como a Bitfinex também aparecem na lista com mais de 180 mil bitcoins cada.
A rápida acumulação de bitcoin por instituições financeiras e fundos de índice sinaliza o avanço da adoção institucional e o crescimento da relevância da criptomoeda no mercado financeiro global.
*Com informações do portal exame.
Saiba mais:
Dólar atinge maior valor desde março de 2021
ETFs na B3 registram alta de investidores e crescimento de patrimônio em 2024