O Ceará foi sede da reunião ministerial do Grupo de Trabalho (GT) de Educação do G20, na última quarta-feira (30), onde temas como o financiamento global para a educação, a valorização dos professores e o fortalecimento das conexões entre escola e comunidade foram discutidos. Representando os demais ministros, Camilo Santana, ministro da Educação, destacou a importância de fortalecer o financiamento para a educação, um consenso entre os ministros do G20, com foco em enfrentar desigualdades educacionais no Brasil e no mundo.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Delegados de todos os países membros do G20 participaram do encontro, além de representantes de países convidados como Angola, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Noruega, Portugal e Singapura. Também marcaram presença organizações internacionais, incluindo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).
Mariano Jabonero, secretário-geral da OEI no Brasil, ressaltou a evolução educacional do Ceará, destacando a importância de Fortaleza como referência global no setor. Em discurso, Jabonero afirmou que o evento promove a troca de experiências para a construção de consensos, uma estratégia essencial para o avanço das políticas educacionais.
Leonardo Bachini, secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), pontuou a relevância de aprender com experiências internacionais para melhorar as políticas públicas no Brasil. Ele enfatizou a troca de práticas e aprendizados entre países, destacando que o Brasil está em um momento de implementação de medidas para fortalecer a educação, com foco especial na valorização de professores e na relação entre escola e comunidade.
*Com informações da Casa Civil.