A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) avançam no desenvolvimento de uma plataforma de inteligência artificial (IA) voltada ao atendimento automatizado de serviços públicos no Ceará. Em reunião realizada na sede da Etice, representantes de ambas as instituições discutiram o projeto, que inclui infraestrutura própria para operação de modelos de linguagem em larga escala, com segurança e governança específicas para o setor público.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O projeto, liderado por Francisco Barbosa, presidente da Etice, e Raimundo Costa Filho, presidente da Funcap, pretende disponibilizar uma plataforma de inteligência artificial com foco na automação de respostas em linguagem natural a consultas de cidadãos e servidores. A solução será personalizada com dados específicos do governo estadual, permitindo que órgãos públicos gerenciem seus dados de forma centralizada e reduzam custos de licenciamento.
Com previsão de conclusão em 24 meses, a plataforma deverá ser lançada como serviço inicial de chatbot para cinco órgãos públicos, promovendo um atendimento seguro e eficiente aos usuários. Márcio Lima, diretor de Tecnologia e Inovação, destacou a importância do controle de dados e a segurança que o sistema oferecerá aos órgãos envolvidos, otimizando seus processos e desenvolvendo produtos alinhados aos objetivos estaduais.
Além de reduzir custos, o projeto deve impulsionar a autonomia digital do Ceará ao viabilizar a criação de uma estrutura tecnológica independente e em consonância com os objetivos do Brasil em relação à inovação e segurança digital.
A iniciativa posiciona o Ceará como referência em inteligência artificial aplicada ao setor público, permitindo o desenvolvimento de soluções tecnológicas que ampliem a qualidade dos serviços oferecidos à população, segundo Vasco Furtado, cientista chefe do projeto.
*Com informações da Etice.
Saiba mais:
Big Data: um caminho sem volta
Corporate venture capital transforma estratégias de inovação no Brasil