O mercado financeiro consolidou a expectativa de que o Federal Reserve (Fed) reduzirá os juros em 25 pontos-base (pb) na reunião de novembro. A projeção ocorre após um resultado abaixo do esperado no relatório de emprego dos EUA, o payroll, que fortaleceu a perspectiva de um ciclo moderado de relaxamento monetário até meados de 2025.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Segundo a ferramenta CME Group, a probabilidade de um corte de 25 pb na próxima quinta-feira (7) aumentou de 93,1% para 99,5% após a divulgação do payroll. A chance de uma redução acumulada de 50 pb até dezembro também subiu, passando de 70,8% para 81,8%, praticamente eliminando as chances de estabilidade dos juros em 2024.
Apesar da expectativa de corte, o mercado ainda atribui 17,7% de chance de apenas um ajuste de 25 pb até o fim do ano, reduzindo a margem de 27,6% observada antes do payroll.
Para 2025, a previsão de uma redução acumulada de 100 pb nos juros até maio cresceu de 35,6% para 42,2%. A probabilidade de cortes mais contidos, de 75 pb, caiu de 34,3% para 27,5%, enquanto a possibilidade de uma postura mais agressiva, com redução de 125 pb, subiu de 13,2% para 22,2%.
Os investidores monitoram novos dados econômicos para ajustar as expectativas em torno da política monetária do Fed, em um cenário que sinaliza flexibilização gradual das taxas para conter a desaceleração econômica.
*Com informações do portal IstoÉ Dinheiro.
Saiba mais:
Pix terá novas regras de segurança e limite diário para dispositivos não cadastrados
Câmara aprova regulamentação da reforma tributária sem tributação sobre grandes fortunas