Pix terá novas regras de segurança e limite diário para dispositivos não cadastrados

Por: Redação | Em:
Tags:, , ,
pix automático

A medida vale apenas para celulares e computadores que ainda não tenham sido usados para o Pix. Dispositivos já em uso não serão afetados. (Foto: Divulgação)

A partir desta sexta-feira (1), o Banco Central (BC) implementa novas regras de segurança para o Pix, visando reduzir fraudes nas transações. As transferências superiores a R$ 200 só poderão ser feitas de dispositivos previamente cadastrados pelo cliente. Para aparelhos não cadastrados, o limite diário será de R$ 1 mil.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


A medida vale apenas para celulares e computadores que ainda não tenham sido usados para o Pix, de modo que dispositivos já em uso não serão afetados. O BC destacou que instituições financeiras precisarão aprimorar as tecnologias de segurança, adotando sistemas de gerenciamento de fraude capazes de identificar transações fora do padrão do cliente com base em dados de segurança centralizados no Banco Central.

Além disso, os bancos devem informar seus clientes, por meio de canais eletrônicos amplamente acessíveis, sobre precauções contra fraudes e verificar semestralmente se os clientes possuem registros de fraude nos sistemas do BC.

As novas normas permitem ainda que as instituições financeiras tomem medidas cautelares em transações suspeitas, como aumentar o tempo de processamento e bloquear temporariamente valores recebidos via Pix. Em casos de comprovação de fraude, poderão encerrar o relacionamento com o cliente.

Pix Automático

O BC também anunciou o lançamento do Pix Automático para 16 de junho de 2025. Em desenvolvimento desde o ano passado, a modalidade permitirá cobranças recorrentes, beneficiando empresas como concessionárias de serviços públicos, escolas, academias e serviços de assinatura.

Com o Pix Automático, os usuários poderão autorizar cobranças periódicas sem a necessidade de autenticação para cada operação. O BC informou que essa nova funcionalidade reduzirá custos operacionais das empresas e ajudará a diminuir a inadimplência.

*Com informações do portal Agência Brasil.

Saiba mais:

Banco Central eleva previsão do IPCA para 2024 acima da meta de inflação

Ceará registra 106 mil novos postos de trabalho e lidera Nordeste em salário de admissão

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas