A produção industrial brasileira subiu 1,1% em setembro na comparação com agosto, conforme dados divulgados pela Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em agosto, o setor havia registrado crescimento de 0,2%, após revisão, sucedendo uma queda em julho.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O resultado de setembro ficou em linha com a mediana das projeções de 28 instituições financeiras e consultorias buscadas pelo Valor Data, que esperavam uma alta de 1,1%. As previsões variavam de uma possível queda de 0,3% a um avanço de 1,9%.
Na comparação anual, a produção industrial cresceu 3,4% em setembro de 2024, acumulando quatro altas consecutivas na série sem ajuste sazonal. Nos primeiros nove meses do ano, o setor registra avanço de 3,1%, refletindo recuperação gradual.
A retomada da indústria sinaliza aquecimento da economia, fator que pode influenciar a inflação e as políticas de juros. Com a atividade econômica fortalecida, o Banco Central demonstrou preocupação com o impacto inflacionário, elevando a taxa básica de juros e sinalizando novas altas para as próximas reuniões.
Para investidores, o desempenho da produção industrial aponta potenciais valorizações de empresas ligadas ao setor na bolsa, à medida que o segmento mantém ritmo de crescimento.
*Com informações do portal Valor investe.
Saiba mais:
Governo anuncia investimentos de R$ 1,6 tri para a Nova Indústria Brasil