fed e juros e federal reserve

O Federal Reserve poderá pausar os cortes após a próxima reunião de dezembro, a depender dos próximos dados econômicos (Foto: Envato Elements)

Federal Reserve reduz juros em 0,25 ponto

Por: Redação | Em:
Tags:, ,

Um dia após a eleição de Donald Trump para a presidência dos EUA, o Federal Reserve (Fed) anunciou um corte de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros, que agora oscila entre 4,5% e 4,75% ao ano. Este é o segundo ajuste do atual ciclo de flexibilização monetária, iniciado em setembro com uma redução de 0,5 ponto. A decisão reflete a cautela do banco central americano em ajustar a política monetária frente ao cenário econômico e político.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Em coletiva, Jerome Powell, presidente do Fed, respondeu a questionamentos sobre sua relação com Trump, ressaltando que não deixará o cargo antes do término de seu mandato, em maio de 2026. Indicado pelo republicano em 2017, Powell enfrentou críticas de Trump durante a campanha e incertezas sobre sua recondução. Segundo a CNN, no entanto, Trump considera permitir que Powell finalize sua gestão.

Powell evitou comentar sobre possíveis influências políticas na condução da política monetária, afirmando que não se envolverá em questões políticas e não fará previsões específicas neste momento. Analistas consideram que o corte atual antecipa um possível ajuste futuro, mas ressaltam que o Federal Reserve poderá pausar os cortes após a próxima reunião de dezembro, a depender dos próximos dados econômicos.

Para a reunião de dezembro, o mercado precifica 71% de chance de um novo corte de 0,25 ponto, segundo a plataforma CME Group. O cenário, no entanto, pode se modificar com a publicação de novos indicadores de inflação e emprego, que ainda influenciarão as decisões do Fed.

O banco holandês ING acredita que o Federal Reserve realizará mais um corte em dezembro, embora a perspectiva a partir de janeiro seja incerta. Especialistas destacam a importância da próxima reunião como um indicativo da direção futura da política monetária americana, frente à pressão econômica e ao impacto das políticas fiscais e comerciais do novo governo.

Saiba mais:

BC aumenta Selic para 11,25% ao ano em resposta ao cenário global

Donald Trump vence eleição nos EUA e retorna à Presidência

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas