No acumulado de 12 meses, o IPCA no Nordeste alcançou 4,26%, e no acumulado do ano, a inflação na região atingiu 3,78%. (Foto: Envato Elements)

Inflação no Nordeste fica abaixo da média nacional em outubro

Por: Redação | Em:
Tags:, , ,

A inflação no Nordeste registrou 0,47% em outubro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), abaixo da média nacional de 0,56% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os dados foram analisados pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste, e confirmam a tendência de alta nos preços, já indicada pelo IPCA-15.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


No acumulado de 12 meses, o IPCA no Nordeste alcançou 4,26%, enquanto o índice para o Brasil foi de 4,76%. No acumulado do ano, a inflação na região atingiu 3,78%, marginalmente menor que os 3,88% observados no país.

Os principais grupos de consumo registraram elevação nos preços em outubro, tanto no Nordeste quanto no Brasil. Em Alimentação e bebidas, o aumento foi de 0,6% na região, revertendo a queda de 0,06% vista em setembro. Em Artigos de residência, a alta foi de 0,37%, acima dos 0,27% do mês anterior.

O grupo Vestuário subiu 0,78% após registrar recuo de 0,06% em setembro. O grupo Saúde e cuidados pessoais apresentou alta de 0,81% em outubro, contrastando com a queda de 0,28% no mês anterior. Em Comunicação, a alta foi de 0,34%, revertendo a retração de 0,09% registrada em setembro. A intensidade dos aumentos nos preços foi menor no Nordeste em comparação com o restante do país.

A análise do Etene destaca que, apesar da aceleração dos preços nos principais grupos de consumo, o impacto foi relativamente menor na região Nordeste, em relação aos índices observados no Brasil.

Saiba mais:

Ceará registra 106 mil novos postos de trabalho

Ceará lidera turismo europeu no Nordeste

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas