Empresas brasileiras devem aumentar investimentos diretos em Portugal em 50% até 2028, segundo estimativas de Otacílio Soares, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira (CCILB), em entrevista à agência de notícias Lusa. A iniciativa, segundo ele, visa fortalecer a expansão de negócios no mercado europeu.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Grandes corporações serão responsáveis por 80% desse aumento, enquanto pequenas e médias empresas, incluindo aquelas criadas por imigrantes brasileiros no país, representarão os outros 20%. Dos cerca de 500 mil brasileiros que residem em Portugal, estima-se que entre 50 a 70 mil atuem como empresários ou líderes empresariais.
O crescimento dos investimentos, previsto para gerar renda e emprego em Portugal, é impulsionado pelo interesse das empresas brasileiras em usar o país como porta de entrada para a Europa. Dados do Banco de Portugal e da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal indicam que, nos últimos cinco anos, os investimentos brasileiros na região já cresceram consistentemente, com média anual de 12%.
Empresários brasileiros atuam em setores como alimentação, com centenas de novos restaurantes de culinária brasileira, além de tecnologia, indústria e comércio. Esses investimentos reforçam a presença brasileira na economia portuguesa e ampliam a base de negócios luso-brasileiros, de acordo com Soares.
*Com informações do portal IstoÉ Dinheiro.
Saiba mais:
Montadoras chinesas registram recordes de vendas no Brasil
Brasil firma parceria para impulsionar integração sul-americana