A expansão da capacidade instalada de energia renovável no Brasil atingiu 9,3 gigawatts (GW) entre janeiro e outubro, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em outubro, a matriz energética brasileira cresceu 1,5 GW, impulsionada pela entrada em operação de 39 novas usinas, principalmente das fontes solar e eólica.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Com o avanço, o Brasil alcançou 207 GW de capacidade instalada no acumulado do ano. Ao longo de 2024, 256 novas usinas foram inauguradas em 16 estados, incluindo Minas Gerais (2239,34 MW), Bahia (2.171,00 MW) e Rio Grande do Norte (1.775,85 MW), que apresentaram os maiores incrementos.
A estratégia de ampliação das fontes renováveis visa fortalecer a segurança energética e oferecer preços mais competitivos aos consumidores. A diversificação também reduz a dependência do país de combustíveis fósseis e apoia a transição para uma economia de baixo carbono.
Para o Ministério de Minas e Energia, esses resultados consolidam o compromisso do Brasil com o desenvolvimento sustentável e o aumento das energias limpas.
*Com informações do portal eixos.
Saiba mais:
Bioeconomia pode gerar US$ 592,6 bi por ano no Brasil até 2050
Plano Decenal prevê R$ 3,2 tri em investimentos no setor energético até 2034