Ícone do site TrendsCE

Confiança do Empresário Industrial recua 0,6 ponto em novembro

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), divulgado esta semana pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), registrou queda de 0,6 ponto em novembro, atingindo 52,6 pontos. Em outubro, o indicador estava em 53,2 pontos.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


O ICEI, publicado mensalmente pela CNI, é composto pelo Índice de Condições Atuais e pelo Índice de Expectativas, que refletem as percepções dos industriais sobre os negócios e a economia.  Em novembro, o Índice de Condições Atuais caiu 0,5 ponto, para 48,3 pontos, impactado pela avaliação menos favorável dos empresários quanto ao cenário econômico atual.

O Índice de Expectativas, que projeta as condições dos próximos seis meses, também apresentou recuo de 0,7 ponto, fechando em 54,7 pontos. O resultado é reflexo do aumento do pessimismo dos industriais em relação à economia: as expectativas para esse quesito caíram 2,5 pontos, de 49,2 para 46,7 pontos.

Por outro lado, as perspectivas para os próprios negócios mantêm-se otimistas, com o índice atingindo 58,6 pontos. A pesquisa ouviu 1.209 empresas entre os dias 1º e 7 de novembro de 2024, incluindo 482 de pequeno porte, 455 de médio porte e 272 de grande porte.

A redução na confiança indica um cenário de cautela no setor industrial, com sinais mistos entre a avaliação do presente e as projeções para o futuro.

*Com informações do portal Money Times.

Saiba mais:

Venda de veículos no Brasil cresce 16,4% no acumulado do ano

Ceará registra segundo maior crescimento industrial no Brasil em 2024

Sair da versão mobile