A Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep) cortou pela quarta vez a previsão de crescimento da demanda global de petróleo em 2024. No relatório divulgado na última terça-feira (12), a expectativa de aumento no consumo diário foi reduzida de 1,93 milhão para 1,82 milhão de barris.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Para 2025, a projeção também recuou. A Opep diminuiu a estimativa de crescimento da demanda em 100 mil barris por dia, de 1,64 milhão para 1,54 milhão, o que representa uma desaceleração de 15,38% em relação à nova expectativa para 2024.
A revisão foi impulsionada por cortes nas previsões de consumo de países da Ásia e Eurásia, com destaque para a China, que reportou queda de 4% nas importações de petróleo bruto.
Especialistas apresentam perspectivas divergentes sobre a força da demanda global em 2024, influenciadas, em parte, pelo ritmo da transição energética para combustíveis mais limpos e pelas incertezas na demanda chinesa. Mesmo com o ajuste, a Opep mantém a previsão de demanda no topo das estimativas do setor.
*Com informações do portal Forbes.
Brasil seguirá como importador de derivados de petróleo até 2034
AIE corta previsão de demanda por petróleo pelo terceiro mês seguido