Ícone do site TrendsCE

Explosões na Praça dos Três Poderes atrasam anúncio de corte de gastos

explosões na praça dos três poderes

Duas explosões ocorridas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, na noite da última quarta-feira (13), deixaram uma pessoa morta e interromperam o cronograma de anúncios do governo. A tragédia levou o Palácio do Planalto a adiar o anúncio do pacote de corte de gastos que estava previsto para esta quinta-feira (14), véspera do feriado da Proclamação da República.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Segundo um integrante do governo, havia dúvidas sobre a conveniência de divulgar as medidas neste momento, especialmente após o incidente. Fernando Haddad, ministro da Fazenda, havia declarado mais cedo que o anúncio estava preparado e dependia apenas da decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O anúncio das medidas de ajuste fiscal deve ocorrer apenas após a Cúpula do G20, que será realizada no Rio de Janeiro, na próxima segunda (18) e terça-feira (19). Durante o ocorrido, Lula e Haddad estavam reunidos no Palácio da Alvorada tratando do pacote econômico.

As explosões, que incendiaram um carro e resultaram na evacuação do prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), foram seguidas de uma varredura do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no entorno do Palácio do Planalto. A Polícia Civil investiga o caso, e a Polícia Federal abriu um inquérito para apurar os detalhes.

A Polícia Militar do Distrito Federal informou que o episódio foi classificado como “autoextermínio com explosivo” após um corpo ter sido encontrado nas proximidades do STF. Em decorrência do incidente, Lula deve seguir para o Rio nesta quinta-feira (14) e retornar a Brasília apenas na terça-feira (19), quando tem encontro agendado com o presidente da China, Xi Jinping.

*Com informações do portal exame.

Saiba mais:

Transnordestina recebe aporte de R$ 3,6 bi para conclusão de obras

Trump nomeia Elon Musk para liderar novo Departamento de Eficiência Governamental

Sair da versão mobile