De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na última quarta-feira (13), o Ceará liderou o crescimento do setor de turismo no país em setembro, com alta de 10,1% em comparação ao mesmo mês de 2023. O desempenho supera o registrado por estados como Rio de Janeiro (9,5%), Minas Gerais (6%), Paraná (5,7%) e São Paulo (1,4%).
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
A alta cearense é também superior à média nacional, que registrou crescimento de 2,2% no setor. Em relação ao mês anterior, agosto, o turismo do Ceará avançou 1,8%, e no acumulado do ano, apresenta crescimento de 2,1%.
O desempenho positivo do turismo no estado é um dos fatores que contribuem para a expansão econômica local, impulsionando empregos e geração de renda. De acordo com o IBGE, este é o quarto mês consecutivo de crescimento do setor no Brasil, apoiado por aumentos na receita de restaurantes, espetáculos, agências de viagens, transporte aéreo de passageiros e serviços de hospedagem.
A pesquisa indica que, das 17 unidades da federação investigadas, nove apresentaram crescimento nos serviços voltados ao turismo. Além do Ceará, os estados com melhor desempenho seguem a tendência de aumento de demanda e de investimentos em infraestrutura turística e cultural.
Ceará lidera movimentação de passageiros internacionais pelo sexto mês
Fortim: turismo de luxo e moradia de design no mesmo destino