O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Asian Infrastructure Investment Bank (AIIB) assinaram um memorando de entendimento durante a Cúpula de Líderes do G20, realizada no Rio de Janeiro. O acordo prevê a disponibilização de R$ 16,7 bilhões do AIIB ao BNDES para investimentos em projetos de infraestrutura no Brasil.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O objetivo do memorando é apoiar o financiamento de projetos ligados ao Fundo Clima e ao Novo PAC. Esses projetos devem se concentrar em áreas como transporte, conectividade energética e digital, água e saneamento, com foco na integração econômica entre Brasil e Ásia.
Além disso, as duas partes trabalharão juntas para financiar projetos de reconstrução no estado do Rio Grande do Sul e projetos de desenvolvimento urbano e infraestrutura para a COP30, em Belém. A colaboração também visa atrair capital privado para os projetos de infraestrutura no Brasil.
A parceria busca ampliar a atuação do BNDES na promoção do desenvolvimento econômico e social, diversificando suas fontes de financiamento e estabelecendo uma colaboração estratégica com o AIIB. A cooperação inclui a contribuição do AIIB para o cofinanciamento de iniciativas sustentáveis no Brasil, com ênfase em projetos relacionados ao clima.
AIIB
O AIIB, com sede em Pequim, é um banco multilateral voltado para o desenvolvimento da Ásia, mas com membros em todo o mundo, incluindo o Brasil. O banco tem se consolidado como um parceiro estratégico para financiar grandes projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável.
*Com informações do MinC.
Saiba mais:
Brasil e China firmam aliança para inovação no setor elétrico
Acordo Mercosul-UE pode quintuplicar integração do Brasil ao mercado global