Ícone do site TrendsCE

Empregos em tecnologia cresceram 95% em dez anos no Brasil

empregos em tecnologia

De acordo com a FecomercioSP, o número de empregos em profissões ligadas à tecnologia cresceu 95% entre 2012 e 2022. A análise, baseada nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego, considerou 30 ocupações do setor tecnológico.  


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Entre as funções com maior crescimento percentual no período, engenheiro de sistemas operacionais em computação registrou aumento de 741,2%. Tecnólogo em gestão de TI (450,7%), pesquisador em ciências da computação e informática (579,3%) e engenheiro de aplicativos em computação (258%) também tiveram altas.  

Em números absolutos, analista de desenvolvimento de sistemas liderou o aumento de vínculos, com 117.046 novos postos. Programador de sistemas de informação (72.332), técnico de apoio ao usuário de internet (36.372), analista de suporte computacional (32.536) e instalador-reparador de redes de comunicação (24.838) completam a lista.  

O total de empregos nas 30 profissões analisadas passou de 445 mil em 2012 para 868,1 mil em 2022. Esse crescimento reflete a expansão do mercado tecnológico no Brasil, mas sua continuidade dependerá de fatores como digitalização, regulação e condições econômicas e trabalhistas, segundo a FecomercioSP.  

A pesquisa indica que o mercado de trabalho tecnológico no país é impulsionado por demandas crescentes de empresas e consumidores. Profissões ligadas à inovação estão no centro desse avanço, consolidando a tecnologia como um pilar estratégico da economia.  

O estudo ressalta a importância de políticas que favoreçam a integração da força de trabalho ao ambiente digital e a atração de investimentos para o setor. O panorama revela potencial para novas transformações, desde que sejam criadas condições adequadas para absorção de inovação.  

Saiba mais:

Executivos na América Latina priorizam IA e Cloud com foco em eficiência e receita

Wearables se popularizam como guardiões da saúde

Sair da versão mobile