De acordo com relatório da Organização Mundial do Comércio (OMC) divulgado nesta quinta-feira (21), a inteligência artificial (IA) pode aumentar o comércio global em até 14% até 2040. O crescimento depende da cooperação entre economias desenvolvidas e emergentes para a adoção ampla da tecnologia.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
No cenário mais otimista, a integração conjunta da IA reduziria custos, melhoraria a produtividade e reestruturaria os padrões tradicionais de comércio. Em contrapartida, um cenário de “divergência tecnológica”, no qual o acesso à IA seria desigual, poderia limitar os ganhos a um crescimento de apenas 7% no mesmo período.
O relatório prevê que o comércio de serviços digitais, impulsionado pela IA, deve crescer 18% até 2040. A adoção da tecnologia também pode criar novas categorias de bens, como veículos elétricos e robôs, aumentando a diversificação do mercado global.
A OMC aponta que a IA pode otimizar processos logísticos, facilitar a gestão de cadeias de suprimentos e reduzir barreiras linguísticas em operações de fronteira. Essas aplicações permitiriam análises de dados em tempo real, decisões automatizadas e previsões estratégicas.
Além disso, a organização destaca o potencial da IA em apoiar a transição para uma economia sustentável, ao otimizar recursos e reduzir a pegada de carbono das cadeias de produção e distribuição. O relatório ressalta que o sucesso desses avanços depende de políticas coordenadas entre países e setores, garantindo acesso igualitário à tecnologia para maximizar os benefícios do comércio global até 2040.
Justiça dos EUA propõe venda do Chrome pelo Google
Empregos em tecnologia cresceram 95% em dez anos no Brasil