Estudo do IBM Institute for Business Value, que ouviu 3 mil CEOs em 30 países, revelou que 47% dos líderes na América Latina priorizam a modernização tecnológica. Para 60%, a computação em nuvem continua sendo a tecnologia mais relevante, seguida pela análise avançada (54%) e pela IA, incluindo a IA generativa (50%). Os casos de uso de inteligência artificial (IA), que vão além da experimentação, estão direcionados a otimizar processos e ampliar o impacto nos negócios.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
A pesquisa destacou que 39% dos projetos de IA na América Latina envolvem a substituição de tarefas operacionais por mão de obra digital, liberando os profissionais para atividades estratégicas. Outros 36% estão ligados à automação e 35% focam em marketing e vendas. Nos últimos 20 meses, a IBM reportou um fluxo de caixa adicional de US$ 3 bilhões devido à implementação da IA em processos internos.
Apesar do avanço, os CEOs enfrentam desafios na adoção da IA, como velocidade de implementação, falta de talentos qualificados e questões éticas. Globalmente, 32% dos executivos apontam a carência de habilidades na força de trabalho como barreira.
Outro desafio é a explicabilidade e confiabilidade da IA. Segundo o estudo, 48% dos CEOs acreditam que decisões geradas por IA generativa não são suficientemente transparentes. Menos de 60% afirmam que suas empresas estão preparadas para regulações específicas da tecnologia, refletindo a necessidade de equilibrar inovação com controle de riscos.
Para superar esses obstáculos, líderes devem priorizar estratégias claras de adoção tecnológica, capacitação de equipes e alinhamento ético, segundo o estudo. A IBM reforça a importância de fortalecer o ecossistema tecnológico e responsabilizar as equipes por resultados e falhas, visando aproveitar o potencial transformador da IA de forma confiável e eficiente.
*Com informações do portal Época Negócios.
Saiba mais:
Cibersegurança e alta demanda exigem atenção na Black Friday
Montadoras chinesas de veículos elétricos batem recordes de vendas