Segundo o Cisco 2024 AI Readiness Index, apenas 25% das empresas no Brasil estão preparadas para implementar soluções de inteligência artificial (IA), representando uma queda de 4% em relação ao último ano. Apesar disso, 99% dos líderes empresariais consideram urgente adotar a tecnologia para manter a competitividade.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
No Brasil, os principais desafios para a adoção incluem altos custos operacionais, falta de infraestrutura e escassez de profissionais qualificados. Em 2023, 51% das empresas direcionaram entre 10% e 30% de seus orçamentos de TI para IA, mas 26% dos líderes relataram retornos abaixo do esperado.
Além disso, apenas 26% das organizações possuem unidades de processamento gráfico (GPUs) adequadas para suportar demandas de IA, enquanto 49% contam com recursos suficientes para proteger dados em modelos de inteligência artificial.
O relatório destaca que a adaptação rápida e eficiente às estratégias de IA será crucial para a relevância das empresas no mercado global, e com isso a pressão para acompanhar o avanço tecnológico segue aumentando. Cerca de 57% das empresas relataram urgência em adotar IA, e 47% planejam investir mais de 40% de seus orçamentos de TI nessa área nos próximos anos.
*Com informações do portal Forbes.
CEOs priorizam IA para modernizar negócios e superar desafios
Cibersegurança e alta demanda exigem atenção na Black Friday