O Brasil registrou o quarto maior crescimento econômico no terceiro trimestre de 2024 entre os países do G20 que já divulgaram seus resultados. O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,9% em relação ao segundo trimestre, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Levantamento da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda mostra que o país ficou atrás de Indonésia (+1,5%), Índia (+1,3%) e México (+1,1%) no desempenho trimestral. O resultado brasileiro igualou o da China (+0,9%) e superou países como Estados Unidos (+0,7%), França (+0,4%) e Alemanha (+0,1%).
Na comparação anual, o crescimento do Brasil foi de 4%, também o quarto maior do grupo, atrás de Índia (+5,4%), Indonésia (+5%) e China (+4,6%). O desempenho coloca o país à frente de economias como a dos Estados Unidos, que registraram expansão de 2,7%.
Nesse cenário, a SPE prevê uma revisão para cima da projeção oficial do crescimento anual, atualmente estimada em 3,3%. O Boletim Focus do Banco Central aponta para um crescimento de 3,22%, superior à previsão de 3,10% registrada quatro semanas antes.
Especialistas avaliam que, apesar do crescimento expressivo, o Brasil não deve subir posições no ranking global de economias. Segundo o professor Caio Ferrari, da UERJ, países como Canadá e Itália possuem economias significativamente maiores, o que limita o avanço brasileiro no curto prazo.
*Com informações do portal Agência Brasil.
Saiba mais:
PIB cresce 4% no terceiro trimestre em relação a 2023
Supersalários: Governo propõe mudanças no teto salarial do serviço público