De acordo com relatório divulgado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), nesta semana, o comércio global deve alcançar um recorde de US$ 33 trilhões em 2024, impulsionado por um crescimento anual de 3,3%. Apesar da resiliência do setor, riscos de uma guerra comercial ampliada e tensões geopolíticas geram incerteza para as perspectivas de 2025.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Segundo o levantamento, o avanço reflete uma alta de 7% no comércio de serviços e um aumento de 2% no comércio de bens, que ainda está abaixo do pico registrado em 2022. O relatório também aponta que economias em desenvolvimento, tradicionalmente importantes para o crescimento do comércio global, enfrentam desafios de desaceleração econômica.
Setores como tecnologia da informação e comunicação e vestuário contribuíram para a diversificação, ainda que em um cenário global adverso. Segundo a Unctad, economias emergentes podem se beneficiar de apoio coordenado para reduzir dependências e fortalecer suas conexões com os mercados globais.
A Unctad destacou que a adaptação a esses desafios será crucial para manter o crescimento em 2025, em meio às tensões geopolíticas e ao aumento das barreiras comerciais. O relatório sugere que ações estratégicas serão necessárias para garantir a competitividade no comércio global.
Apenas 25% das empresas brasileiras estão prontas para IA
MPEs lideram criação de empregos no Brasil em outubro