O governo federal lançou o edital E-Commerce.BR que visa o fomento do comércio eletrônico de micro, pequenas e médias empresas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A iniciativa, liderada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), prevê a formação de redes de inovação com pelo menos três instituições públicas ou privadas de nível estadual, distrital ou municipal.
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Com um aporte de R$ 4,92 milhões, o edital busca impulsionar negócios em áreas que representam menos de 10% das transações do setor no Brasil, segundo o Observatório do Comércio Eletrônico Nacional. Em 2023, o comércio eletrônico nacional movimentou R$ 196,1 bilhões, mas o Sudeste concentrou 73% desse volume.
O programa selecionará 20 propostas para a etapa inicial de aperfeiçoamento metodológico. Na fase seguinte, nove projetos-piloto receberão R$ 380 mil cada para implementação. A última fase premiará três projetos escaláveis com R$ 500 mil cada. Cada estado poderá ter apenas uma proposta contemplada.
As categorias incluem capacitação em vendas e gestão, soluções logísticas para entregas e iniciativas de comunicação digital entre empresas e clientes. Participantes elegíveis variam de entidades públicas a startups e organizações da sociedade civil com CNPJ ativo.
As inscrições estão abertas até 17 de fevereiro de 2025. A execução do edital será dividida em duas etapas, com foco em fortalecer a presença digital e as operações das empresas nas regiões atendidas.
Márcio Elias Rosa, secretário executivo do MDIC, destacou que a ampliação das ferramentas de comércio eletrônico para todas as regiões é estratégica, uma vez que cerca de 70% do PIB brasileiro e mais de 60% da força de trabalho estão ligados aos setores de comércio e serviços. A declaração foi feita durante o anúncio do edital na 2ª Reunião Ordinária do Fórum MDIC de Comércio e Serviços, realizada na última segunda-feira (9).
*Com informações do portal Revista PEGN.