Ícone do site TrendsCE

Indústria de transformação acumula alta de 17,8% no faturamento em 2024

indústria e letra de crédito e crescimento industrial do ceará

O faturamento da indústria de transformação cresceu 3,1% em outubro, segundo os Indicadores Industriais da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Com esse resultado, o setor acumula alta de 17,8% nos dez primeiros meses de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. A alta em outubro reverte a queda de 2,1% registrada em setembro e retoma a tendência de crescimento observada desde outubro de 2023. Na comparação anual, o faturamento avançou 15,3%.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


As horas trabalhadas na produção tiveram aumento de 0,7% em outubro frente a setembro, considerando a série dessazonalizada. Em relação a outubro de 2023, o indicador cresceu 8,3%. No acumulado do ano, o avanço é de 4,3% ante o mesmo período do ano passado.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) caiu 0,3 ponto percentual (p.p.) em outubro, chegando a 79,4%. Apesar do recuo mensal, o índice está 0,1 p.p. acima do registrado em outubro de 2023.

O emprego industrial registrou aumento de 0,1% em outubro, mantendo-se estável pelo 13º mês consecutivo. No acumulado de 2024, o número de postos de trabalho no setor cresceu 2,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A massa salarial e o rendimento médio dos funcionários apresentaram queda de 0,2% em outubro na comparação com setembro. No acumulado do ano, contudo, a massa salarial registra alta de 3%, e o rendimento médio cresceu 0,9%, ambos superiores aos patamares observados em 2023.

A CNI aponta que a elevação do faturamento reflete o aumento da demanda por produtos da indústria, contribuindo para a expansão da produção, do emprego e da economia como um todo.

Saiba mais:

Iata: indústria aérea deve atingir receita de US$ 1 trilhão em 2025

Indústria de eletroeletrônicos investirá R$ 5 bi no Brasil até 2027

Sair da versão mobile