O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Consórcio Nordeste (CNE) firmaram, na última quinta-feira (12), em Natal, um acordo de cooperação técnica para desenvolver projetos e políticas públicas. A parceria prevê intercâmbio de informações, realização de estudos e ações de capacitação, além de iniciativas para enfrentar desafios socioeconômicos da região.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Entre as diretrizes do acordo, estão a preservação e restauração do bioma Caatinga, o apoio à agricultura familiar com estímulo ao cooperativismo e acesso ao crédito, e a ampliação das fontes de financiamento para investimentos. O objetivo é promover inovação, industrialização, infraestrutura sustentável e reduzir os efeitos das mudanças climáticas.
O Consórcio Nordeste, formado pelos nove estados da região, representa uma população de 55 milhões de pessoas. Apesar de abrigar 27% da população brasileira, a região concentra apenas 14% do PIB nacional e 11% do crédito empresarial ofertado pelo Sistema Financeiro Nacional.
Nos últimos quatro anos, as aprovações de crédito do BNDES para o Nordeste aumentaram 45%, de R$ 12 bilhões em 2020 para R$ 17,5 bilhões em 2023. O maior crescimento foi registrado entre micro, pequenas e médias empresas, que responderam por 51% das operações.
Além de impulsionar o setor privado, o acordo busca fortalecer políticas públicas para reduzir as vulnerabilidades sociais da região e estimular o desenvolvimento sustentável. Parte dos investimentos será direcionada ao aumento da complexidade produtiva e à infraestrutura.
O BNDES destacou que o Nordeste é prioritário para alcançar maior equilíbrio no desenvolvimento do país, com foco na inclusão econômica e na sustentabilidade ambiental.
*Com informações do portal Agência Brasil
BNDES e AIIB firmam parceria para financiar investimentos no Brasil
BNDES: crédito para indústria supera agro pela primeira vez desde 2016