Ícone do site TrendsCE

Senado aprova projeto da reforma tributária com ajustes

senado e reforma tributária

O Senado aprovou o primeiro projeto de lei complementar que regulamenta a reforma tributária sobre o consumo, na última quinta-feira (12) . Com 49 votos favoráveis e 19 contrários, o texto sofreu alterações e será enviado de volta à Câmara dos Deputados, que deve apreciá-lo na próxima semana.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Entre as mudanças feitas no Senado, as bebidas açucaradas foram excluídas da lista de produtos sujeitos ao Imposto Seletivo, criado para desestimular o consumo de itens prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Armas e munições também ficaram de fora da incidência do tributo.

Outra modificação prevê que a alíquota-padrão do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) possa alcançar 28,6%, superando a trava de 26,5% definida pela Câmara. Esse será o percentual base do novo sistema tributário, que unifica impostos sobre bens e serviços.

Com as alterações, o texto volta para a Câmara, onde será analisado pelo deputado Reginaldo Lopes, relator do projeto. Segundo ele, a votação deve ocorrer na próxima terça-feira (17), após reuniões com o grupo de trabalho e o Ministério da Fazenda.

A Câmara poderá apenas revisar as mudanças feitas pelo Senado, sem incluir novas alterações. Os deputados decidirão se confirmam ou rejeitam os ajustes aprovados pelos senadores, encerrando a tramitação da proposta.

Saiba mais:

Brasil cria mercado regulado de carbono com nova lei

BNDES e Consórcio Nordeste fecham acordo para desenvolvimento regional

Sair da versão mobile