O Programa de Apoio à Competitividade das Micros e Pequenas Indústrias (Procompi) lançou 42 novos projetos para o ciclo atual (2023-2026), com investimento total de R$ 24 milhões. A iniciativa é uma parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o Sebrae e visa estimular a inovação, digitalização e sustentabilidade das micros e pequenas empresas (MPEs).
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Os projetos aprovados abrangem 14 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Rondônia e Tocantins. Desde o início do programa, em 2000, quase 9 mil empresas já foram beneficiadas, com 60% adotando ações de inovação e 34% reduzindo custos.
A segunda etapa do programa, lançada em setembro de 2024, tem como foco estratégias alinhadas às políticas de neoindustrialização, com destaque para iniciativas de liderança feminina. Seis estados desenvolverão projetos voltados à formação de gestoras em tecnologias e práticas modernas de gestão. Entre os temas abordados, 11 projetos são dedicados à gestão empresarial, 10 à melhoria de processos produtivos e outros a temas como transformação digital, mercado internacional e descarbonização.
No Ceará, cinco projetos foram aprovados, abrangendo setores estratégicos:
- Evolução da Plataforma Conecta Alimentos: Transformação da plataforma de negócios do setor alimentício em um ecossistema eficiente, promovendo conexões de confiança no mercado interno e externo.
- Economia do Mar: Fortalecimento das cadeias de valor da economia do mar cearense, com foco em novos negócios e maior competitividade.
- Indústria Delas: Desenvolvimento de lideranças femininas para melhorar a gestão de micros e pequenas indústrias no estado.
- Inovação na Cadeia da Moda: Estímulo a práticas criativas e inovadoras no desenvolvimento de produtos e gestão empresarial na Região Metropolitana de Fortaleza.
- Inteligência Artificial no Setor Plástico: Uso de tecnologias de inteligência artificial para modernizar a gestão e impulsionar o crescimento sustentável das empresas no setor plástico.
Planejamento baseado em metodologias nacionais
Os temas dos projetos foram definidos a partir de metodologias desenvolvidas pela CNI, que incluem questões como empreendedorismo, liderança feminina, bioeconomia e biodiversidade. O objetivo é fomentar uma indústria mais conectada às demandas contemporâneas e orientada para o crescimento sustentável.
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