Os principais índices de ações de Nova York avançam nesta quinta-feira (19), impulsionados por dados econômicos positivos. O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 3,1% no terceiro trimestre de 2024, superando a expectativa de 2,9%. O número também foi superior ao crescimento de 3% registrado no segundo trimestre, mostrando aceleração na economia americana.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Às 12h11, o Dow Jones, índice que reúne ações industriais, subia 0,49%. O S&P 500, que reúne as 500 maiores empresas dos EUA, avançava 0,60%. O Nasdaq, composto por ações de tecnologia, registrava alta de 0,87%.
O número de pedidos iniciais de seguro-desemprego também ficou abaixo das previsões, somando 220 mil na semana encerrada em 14 de dezembro. O total ficou abaixo dos 230 mil esperados pelos analistas, sinalizando força no mercado de trabalho.
Os indicadores ajudaram as bolsas a recuperar parte das perdas registradas no pregão de quarta-feira (18), quando os índices caíram devido à expectativa de menores cortes de juros em 2025. O Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve (Fed) indicou que o intervalo dos juros ficará entre 3,75% e 4% no próximo ano, com dois cortes de 0,25 ponto percentual.
Em setembro, a expectativa era de quatro cortes de juros. A decisão do Fed de cortar os juros em 0,25 ponto percentual foi acompanhada de uma projeção mais conservadora para 2025, com 10 membros do FOMC prevendo uma redução menor. O mercado reage positivamente a esses dados, reforçando o otimismo sobre a economia dos EUA, apesar de incertezas quanto à política monetária futura.
*Com informações do Valor Investe.
Investimentos em cripto no Brasil somam R$ 1,2 bilhão neste ano
Bolsa brasileira fecha 2024 em queda com riscos fiscais