Ceará amplia programa de formalização de empresas para impulsionar novos negócios

Por: Redação | Em:
Tags:, ,
trilha da inovação e empresas

O Ceará conta com 31 municípios participantes do programa Empresa + Simples, que facilita a abertura e legalização de empresas. (Foto: Envato Elements)

O Ceará conta com 31 municípios participantes do programa Empresa + Simples, que facilita a abertura e legalização de empresas. O número representa um aumento de 42,8% em relação ao ano passado, quando 8 cidades aderiram ao programa. A meta é expandir a adesão a todos os municípios do estado.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


O programa oferece uma plataforma simplificada que permite a formalização de negócios de baixo risco em até cinco minutos, sem custos para o empresário. A adesão de 22 novos municípios este ano reflete a crescente aceitação do projeto pelos gestores locais.

Em 2024, o programa foi ampliado a mais macrorregiões do estado, e hoje está presente nos municípios de: Acaraú, Amontada, Aquiraz, Aracati, Baturité, Bela Cruz, Caucaia, Carnaubal, Croatá, Eusébio, Frecheirinha, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Mucambo, Nova Olinda, Novo Oriente, Pacujá, Pires Ferreira, Piquet Carneiro, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante, Tianguá, Trairi, São Benedito, Sobral.

A formalização ocorre de forma automática com a integração dos órgãos tributários e de licenciamento, estaduais e municipais. A desoneração e agilidade do processo são possíveis por meio do Portal de Serviços da Jucec.

Além disso, em 2024,ocorreu o lançamento do “Abre no Zap”, serviço que permite a abertura de empresas pelo WhatsApp. Disponível desde abril, a ferramenta oferece um fluxo simplificado para empreendedores de cidades integradas ao programa. O processo é realizado através de um bot, com linguagem acessível, e a formalização é concluída por meio de uma conta Gov.br.

A implementação do programa Empresa + Simples é coordenada pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) e visa fortalecer o ambiente de negócios no estado, tornando a formalização mais ágil e acessível para todos.

*Com informações do portal Jucec.

Saiba mais:

BNB cria superintendência para micro e pequenas empresas

Mercado de fusões e aquisições pode ultrapassar US$ 4 trilhões em 2025

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas