Executivos de bancos de investimento projetam que o mercado global de fusões e aquisições (M&A) supere US$ 4 trilhões em 2025, o maior valor em quatro anos, impulsionado por uma possível redução de regulamentações e impostos nos EUA com o governo Trump. Segundo dados da Dealogic, o volume de transações já aumentou 15% neste ano, atingindo 3,45 trilhões de dólares até 19 de dezembro.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Nos Estados Unidos, o volume de M&A cresceu 10%, totalizando 1,55 trilhão de dólares, enquanto a Europa e a Ásia-Pacífico registraram altas de 22% e 11%, respectivamente. Negócios avaliados acima de 10 bilhões de dólares também cresceram, passando de 32 transações no ano passado para 37 em 2024.
Mudanças regulatórias esperadas nos EUA, como uma abordagem mais favorável à aplicação de leis antitruste, podem facilitar grandes transações, incluindo negócios adiados durante o governo Biden. Entre as principais operações do ano estão a compra da AirTrunk pela Blackstone, por 16 bilhões de dólares, e o fechamento de capital do Endeavor Group pela Silver Lake.
O setor de tecnologia liderou o mercado de M&A em 2024, com um aumento de 20% em relação ao ano passado, alcançando 534 bilhões de dólares globalmente. Além disso, as aquisições alavancadas cresceram 35%, atingindo 600,8 bilhões de dólares. Grandes empresas de private equity, antes limitadas pelas condições de mercado, podem se beneficiar de taxas de juros mais baixas e de uma retomada do mercado de IPOs.
Transações recentes incluem a fusão de 13 bilhões de dólares entre a Omnicom e a Interpublic Group e a aquisição da AssuredPartners pela Arthur J. Gallagher, por 13,4 bilhões. A demanda reprimida e o capital acumulado em balanços corporativos devem manter a atividade de M&A aquecida no curto prazo.
Consultores apontam que o mercado caminha para níveis próximos aos anos pré-pandêmicos, quando os volumes médios anuais giravam em torno de 4 trilhões de dólares. Com economias de crescimento rápido, como Japão e Índia, atraindo investidores de private equity, espera-se um fortalecimento adicional das fusões e aquisições globais.
De acordo com analistas, o cenário de negócios mais estável e previsível em 2025 deve estimular novas transações transformadoras, especialmente em setores como tecnologia e serviços financeiros.
*Com informações do portal IstoÉ Dinheiro
Saiba mais:
Multinacionais terão lucro taxado em 15% no Brasil com nova lei
Ceará recebe 5 dos 42 novos projetos do Procompi para MPEs em 2025