Ícone do site TrendsCE

Ceará amplia em 200% o número de cidades na categoria A do Mapa do Turismo Brasileiro

turismo no Ceará

O Ministério do Turismo (MTur) atualizou a categorização do Mapa do Turismo Brasileiro, ampliando o número de municípios do Ceará na categoria A. O estado agora conta com seis cidades nesta classificação, que indica maior potencial para atrair visitantes e gerar empregos no setor.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Em 2021, apenas Fortaleza e Jijoca de Jericoacoara estavam na categoria A. Este ano, Juazeiro do Norte, Caucaia, Aquiraz e Aracati foram incluídos, representando um crescimento de 200%. Os critérios de avaliação consideram a quantidade de estabelecimentos de hospedagem, empregos gerados, volume de visitantes e arrecadação de impostos do setor.

A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) atribui o avanço à estratégia de regionalização e ações da Coordenação de Qualificação dos Destinos e Produtos Turísticos (Codet). Entre as iniciativas estão a mobilização de municípios e empresários para formalizar prestadores de serviços e seus colaboradores.

Além do aumento na categoria A, o número de municípios na categoria B cresceu de 11 para 13, um avanço de 18,2%. Nas categorias C e D, houve redução, indicando melhorias na classificação geral do estado.

O Ceará também eliminou municípios na categoria E, que inclui cidades de apoio ao turismo. De acordo com Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará, a mudança é reflexo das ações que visam tornar os destinos autossustentáveis, ampliando sua arrecadação por meio do setor turístico.

Segundo Albuquerque, quanto maior o nível de categorização, mais vantagens são oferecidas aos municípios e, consequentemente, ao destino Ceará, pois “isso qualifica nossa oferta turística para receber visitantes de todo o mundo”.

*Com informações da Setur.

Saiba mais:

Ceará lidera entrada de turistas estrangeiros no Brasil em outubro

Os bons ventos de Fortim geram desenvolvimento

Sair da versão mobile