O Brasil atingiu um marco histórico no agronegócio, com a abertura de 300 novos mercados internacionais em 23 meses. O resultado decorre da colaboração entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
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Desde o início do mandato do atual governo, 62 novos destinos foram incorporados à pauta exportadora brasileira. A ampliação trouxe maior diversidade de mercados e produtos, incluindo itens como embriões, gergelim, uvas frescas, erva-mate, açaí em pó, sementes e noz-pecã.
A diversificação foi decisiva para o avanço, somando-se aos tradicionais embarques de carnes e grãos. Além disso, produtos de reciclagem animal, como penas de aves, também ganharam espaço no comércio internacional.
Outro fator estratégico foi a expansão da rede de adidos agrícolas. Com a criação de 11 novos postos, o país agora conta com 40 representantes no exterior, dedicados à superação de barreiras técnicas e à promoção dos produtos brasileiros.
A parceria com a ApexBrasil e ações de promoção comercial realizadas pelo Mapa e pelo MRE foram apontadas como essenciais para o desempenho positivo em 2024, de acordo com Luís Rua, secretário de Comércio e Relações Internacionais. A ampliação das parcerias existentes deve continuar sendo uma prioridade no próximo ano.
Com perspectivas otimistas, o governo projeta novos avanços em 2025, incluindo a abertura de mais mercados e o fortalecimento das relações comerciais já estabelecidas. A expectativa é de aumento no volume e no valor das exportações, consolidando o Brasil como líder no setor agropecuário global.
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