De acordo com dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), a confiança da indústria no Brasil registrou alta em dezembro, interrompendo uma sequência de três quedas consecutivas. O Índice de Confiança da Indústria (ICI) subiu 1,0 ponto em relação a novembro, alcançando 99,6 pontos.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Apesar do aumento, o Índice de Situação Atual (ISA), que avalia o cenário presente, recuou 1,0 ponto, atingindo 100,7 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE), que mede as projeções para os próximos meses, avançou 3,1 pontos, chegando a 98,5 pontos.
A pesquisa da FGV mostrou que 9 dos 19 segmentos industriais registraram melhora na confiança em dezembro, indicando uma recuperação concentrada, especialmente em categorias ligadas a bens de consumo.
O cenário macroeconômico segue desafiador, com o ciclo de alta da taxa básica de juros impactando a atividade industrial. Neste mês, o Banco Central (BC) elevou a Selic em 1 ponto percentual, para 12,25% ao ano, e indicou mais duas altas semelhantes à frente, devido a riscos inflacionários associados a medidas fiscais recentes.
Os dados da FGV reforçam a percepção de desaceleração na atividade industrial no fechamento de 2024, enquanto o setor mantém cautela diante de pressões econômicas e incertezas para 2025, de acordo com Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE.
Produção de aço bruto registra alta de 5,6% em um ano
Indústria de transformação acumula alta de 17,8% no faturamento em 2024