Alibaba Group e a varejista sul-coreana E-mart planejam criar uma joint venture de compras online, combinando as plataformas AliExpress Korea e Gmarket. O acordo será uma parceria “meio a meio”, de acordo com documento regulatório divulgado pela E-mart na última quinta-feira (26).
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A joint venture está prevista para ser lançada em 2025, mas as operações das duas plataformas continuarão separadas, segundo o conglomerado sul-coreano Shinsegae, controlador da E-mart.
A iniciativa busca fortalecer os serviços do Gmarket e ampliar a competitividade no mercado de e-commerce da Coreia do Sul, avaliado em cerca de US$ 4 bilhões, de acordo com estimativas da Bloomberg. A transação ainda depende de aprovação regulatória.
As empresas visam enfrentar rivais locais como Naver e Coupang. A Alibaba, com foco na expansão internacional para compensar o crescimento mais lento na China, enfrenta desafios no mercado doméstico devido à concorrência de PDD Holdings e ByteDance.
Recentemente, a Alibaba vendeu o negócio de lojas de departamento Intime por US$ 1 bilhão, com perdas de US$ 1,3 bilhão no investimento inicial. A companhia também consolidou operações e lançou mais de 100 modelos de IA de código aberto em setembro.
A E-mart, controlada pelo Shinsegae, tem fortalecido sua presença no comércio eletrônico por meio de aquisições, incluindo a compra do controle do marketplace eBay Korea por US$ 3 bilhões em 2021.
Com esta parceria, Alibaba e E-mart apostam em maior integração para atender às demandas do mercado de comércio eletrônico na Coreia do Sul, que é considerado um dos mais competitivos globalmente.
*Com informações do portal Bloomberg.
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