dino e emendas

Segundo o ministro, as emendas não apresentaram os beneficiários e os valores de forma aprovada pela comissão competente. (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Flávio Dino mantém suspensão de emendas de comissão

Por: Redação | Em:
Tags:, , ,

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou, na última segunda-feira (30), o pedido do Senado Federal para liberar os recursos das emendas de comissão suspensas por ele na semana passada. A decisão reforça que a apresentação dessas emendas descumpre a Lei Complementar nº 210/2024 e a Resolução do Congresso Nacional nº 001/2006.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Segundo o ministro, as emendas não apresentaram os beneficiários e os valores de forma aprovada pela comissão competente, inviabilizando o empenho dos recursos. Dino é o relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 854, ação movida pelo PSOL para investigar a falta de transparência na destinação de verbas do Orçamento federal.

Contexto da suspensão

Na última semana, Dino suspendeu o pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas parlamentares, alegando que os critérios de transparência e rastreabilidade previstos em lei não foram atendidos. Além disso, determinou a abertura de inquérito policial para apurar irregularidades na execução desses recursos.

As emendas de comissão, que somam valores significativos no orçamento público, têm sido alvo de questionamentos sobre sua falta de clareza na distribuição e na identificação de beneficiários. A decisão amplia o debate sobre o controle e a gestão desses recursos no Congresso Nacional.

A disputa jurídica deve continuar nos próximos meses, com possíveis desdobramentos sobre a forma de apresentação e liberação de emendas parlamentares em futuras leis orçamentárias.

Saiba mais:

Lei que institui tributação mínima de 15% para multinacionais é sancionada

Lula sanciona lei que limita reajuste do salário mínimo até 2030

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas