A segurança dos empreendedores nas marcas já consagradas e os modelos de negócios pautados em padrões e processos bem definidos e que se perpetuam explicam o franco crescimento do sistema de franquias no Brasil. Trata-se de um mercado que deverá encerrar o ano de 2024 com aumento de 15%, gerando um faturamento superior a R$ 251 bilhões, o que representa 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB). São 195 mil diferentes operações, de variados portes e segmentos, que geram acima de 1,7 milhão de empregos.
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No topo desta lista estão Alimentação food service, saúde, beleza e bem-estar e hotelaria e turismo, como preferências dos franqueados. Um fato que deverá permanecer em alta, embora estejam despontando outros destaques como entretenimento e lazer, casa e construção e outros serviços e negócios. Na Expo ABF Rio, no início de novembro, chamou a atenção o avanço nas novas marcas de minimercados para prédios e condomínios neste negócio que, cada vez mais, alcança novos segmentos.
Quem comemora esta performance é a Associação Brasileira de Franquias (ABF), que no Norte e Nordeste é liderada pelo baiano Fernando Ribeiro (foto). Sócio-diretor do Grupo Sal e Brasa e CEO da SB Franquias, franqueadora da marca Sal e Brasa Grill Express com 42 operações em 10 Estados, ele enaltece os benefícios do sistema.
“A vantagem é exatamente dispor de toda a experiência dos empreendedores que montaram e moldaram suas marcas e que já experimentaram muitas dores e alegrias do negócio. Assim, de forma muito madura e consistente, eles conseguem replicar essas operações com uma chance de sucesso muito maior, de quem pretende iniciar sua vida de empresário, lançando sua marca própria”, testemunha ele.
Entre os desafios para os franqueados, o executivo resume em muito compromisso e dedicação pelo negócio escolhido e muito zelo pela marca. “É preciso estar enquadrado às normas da franqueadora e caminhar lado a lado com toda a rede”, garante, certo de que este é o caminho do sucesso para consolidação da marca ou aquisição de novas franquias.
Nos últimos anos, a ABF vem acompanhado a movimentação do mercado de franquias brasileiro nos municípios com base na variação de operações. Com um banco de dados mais robusto, a entidade desenvolveu um novo tipo de estudo, agora com foco no faturamento local. Para capturar os mercados de maior porte, no primeiro semestre de 2024, a ABF reuniu os dados das 30 maiores cidades por faturamento e então os ranqueou pelos maiores crescimentos nominais.
Especialista em franquias, a advogada Hannah Fernandes (foto), do escritório Di Blasi, Parente & Associados, também vê o franchising, com sua estrutura consolidada e suporte contínuo, como uma oportunidade única para quem deseja empreender com menor risco. Ela alerta que o sistema de franquia tem voltado seus olhos para a inteligência artificial e a sua utilização na otimização de negócios. “As redes de franquia que olham para fora do país estão acompanhando as inovações do mercado chinês, que cresce exponencialmente”, afirma.
Hannah também alerta para a necessidade de cuidar da correta proteção da propriedade intelectual, ativo valioso para qualquer empresa, e na restrita observância da Lei de Franquia, lembrando que, atualmente, franqueadores e franqueados discutem no judiciário, majoritariamente, sobre violação de cláusula de não-concorrência, falta de suporte técnico, informações falsas e inadimplência de royalties. E recomenda estabelecer contratos de franquia robustos, proteger a gestão do conhecimento e do know-how, realizar auditorias regulares para garantir que os ativos estão sendo usados conforme previsto nos contratos e adotar uma política de monitoramento contínuo para identificar possíveis infrações antes que elas se tornem um problema maior.
Os riscos e os desafios não desanimam o casal Pedro e Licínia Choze (foto), franqueados da Milky Moo, em Fortaleza. O goiano e a alagoana de 36 anos têm o DNA do empreendedorismo. Ele já vendeu roupas e carros desde cedo. Ela tocou os negócios de produtos naturais da família, mas ambos queriam o seu próprio CNPJ.
Eis que surge a oportunidade de mudarem para Fortaleza, onde assumiram a franquia da Milky Moo, que se somou à franquia da Prudential (seguro de vida), que Pedro já tocava, juntamente com seu instituto de comunicação voltado à oratória, o Instituto Voz com Impacto (IVCI), três dos cinco negócios que comanda (dois deles estão sendo trabalhados para virarem franquias). Na área social, Pedro também lidera o Fortaleza Invisível.
“O mundo das franquias é muito interessante por ser um modelo de negócio estruturado, validado, com regras e critérios, o que aumenta a chance de sucesso”, afirma Pedro.
A opção pela Milky Moo se deu justamente por conta da marca, da história e da liberdade de avançar dentro das regras. Foi também o senso de oportunidade que levou à escolha. Em Fortaleza não existia loja específica de milkshake, determinante para o acerto (hoje já tem mais de 20 outras operações).
Pedro e Licínia atribuem o desempenho ao fato de terem estudado a operação antes de iniciarem. Também buscaram a experiência de quem já atuava nesta que é uma atividade de dedicação integral de seleção de fornecedores e estar sempre por perto observando e acompanhando se as normas estão sendo rigorosamente seguidas.
O casal se diz feliz com a Milky Moo, que está ganhando expressão nacional, se renovando constantemente e fazendo parcerias para encantar o cliente. Igual sentimento Pedro tem com a Prudential com suas 500 apólices em diferentes estados brasileiros, porque cada vez é maior a preocupação das pessoas em proteger a própria vida com uma segurança financeira garantida.
Se a alimentação é a grande líder em franquias (cresceu 14% no terceiro trimestre), a entrega vai na esteira. Exemplo vem da ATW Delivery Brands com seu modelo de negócio focado exclusivamente no delivery, que movimenta bilhões de reais anualmente no Brasil, impulsionado pelo crescimento do uso de aplicativos e pela diversificação das ofertas de alimentos para entrega.
“Nosso foco no delivery nos permite atender a um público cada vez mais amplo e exigente, sem os custos elevados associados a um restaurante físico. Isso nos dá agilidade para expandir e gerar retornos atrativos para nossos franqueados”, afirma Vitor Abreu, sócio da rede. Para ele, a combinação de alta demanda, estrutura otimizada e potencial de retorno faz com que o negócio se destaque como uma atraente opção no atual cenário econômico.
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