Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com o Ministério do Investimento dos Emirados Árabes Unidos, em Abu Dhabi. O acordo prevê investimentos de até R$ 15 bilhões na cadeia de minerais críticos no Brasil, com foco em pesquisa, exploração, extração, processamento, comercialização, transferência de tecnologia e capacitação.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O objetivo da parceria é fortalecer o desenvolvimento de minerais estratégicos essenciais para a transição energética global. O memorando busca aproximar agências governamentais, reguladores e empresas, incluindo pequenas e médias empresas (PMEs) e startups, para promover projetos minerais no Brasil.
Além disso, o acordo contempla iniciativas para fomentar a inovação e a competitividade no setor mineral, com ênfase em um modelo de cooperação econômica mais robusto e diversificado entre os dois países.
No Oriente Médio, Silveira também participou de reuniões bilaterais com autoridades e investidores. Nos Emirados Árabes, ele se reuniu com a ministra de Cooperação Internacional, Reem Al Hashimy, e com o príncipe herdeiro Khaled al Nyhan. O ministro discutiu ainda possíveis investimentos em gás natural, incluindo fertilizantes, com Khaled Salmeen, diretor executivo da Abu Dhabi National Oil Company (Adnoc).
Na Arábia Saudita, a agenda inclui encontros com o ministro de Energia, Abdulaziz Bin Salman al Saud, e com o ministro de Indústria e Mineração, Bandar Alkhorayef. O retorno de Silveira ao Brasil está previsto para 15 de janeiro.
*Com informações do portal eixos.
Vale firma acordo com GreenIron para descarbonização no Brasil e Suécia
Lula sanciona lei para criar subsidiária da NAV Brasil com foco em exploração aeroespacial