De acordo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção de veículos no Brasil cresceu 9,7% em 2024, totalizando 2,55 milhões de unidades. O desempenho foi impulsionado pela alta de 14,1% no consumo interno, que alcançou 2,63 milhões de veículos. O aumento foi registrado em carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. No entanto, o avanço foi limitado pela queda de 1,3% nas exportações, que somaram 398,5 mil unidades.
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O resultado mantém a produção abaixo do patamar de 2019, quando foram fabricados 2,94 milhões de veículos, 15% acima do número de 2024. A participação de importados no mercado brasileiro também subiu de 15,2% para 17,7%, com destaque para carros híbridos e elétricos vindos da China, que representaram 25% das importações.
O principal mercado externo, a Argentina, apresentou aumento nas encomendas, acompanhado pelo Uruguai. Entretanto, as vendas para México, Chile e Peru diminuíram. No mercado doméstico, as montadoras enfrentam maior concorrência de fabricantes chineses e pressionam o governo a restabelecer alíquotas de 35% sobre carros eletrificados importados.
Em dezembro, a produção foi de 190,1 mil veículos, alta de 10,8% em relação ao mesmo mês de 2023, mas queda de 19,5% frente a novembro. As vendas internas somaram 257,4 mil unidades, com avanços de 3,6% no comparativo interanual e 1,6% em relação ao mês anterior. Já as exportações do mês registraram 31,4 mil unidades, alta de 22,1% na comparação anual, mas recuo de 20,3% frente a novembro.
O setor também fechou 877 vagas em dezembro, mas terminou o ano com saldo positivo de 8,2 mil postos criados, totalizando 107,2 mil empregos nas montadoras.
De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Brasil registrou a venda de 173,5 mil veículos elétricos em 2024, crescimento de 85% em relação a 2023. Incluindo 3.828 micro-híbridos, o número chegou a 177,4 mil unidades. As vendas foram lideradas por São Paulo, com 32% do total, seguido pelo Distrito Federal, com 9%.
Os veículos plug-in, que incluem híbridos recarregáveis (PHEV) e elétricos a bateria (BEV), representaram 71% do mercado de eletrificados, com 125,6 mil unidades emplacadas. Esse segmento cresceu 140% no comparativo anual, impulsionado pela ampliação da rede de recarga, que alcançou mais de 12 mil pontos públicos e semi-públicos, segundo a Tupi Mobilidade.
*Com informações do portal eixos.
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