De acordo com levantamento realizado pela gestora Multiplike, os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) apresentaram rentabilidade superior ao Ibovespa e à renda fixa em um período de 12 meses. O Índice Multiplike de Rentabilidade dos FIDCs (IMRF), que avalia cotas sênior dos 16 maiores fundos da categoria fomento mercantil, registrou valorização de 14,2% no período.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
No mesmo intervalo, o CDI teve retorno de 10,8%, enquanto o Ibovespa e o IFIX apresentaram quedas de 1,3% e 1,2%, respectivamente. Apesar do cenário de inadimplência de 10,38% em novembro, referente à carteira total dos FIDCs, a rentabilidade para investidores não foi impactada.
Segundo a Multiplike, o índice cobre 16 fundos, que juntos somam R$ 15 bilhões em patrimônio, o equivalente a 32% do mercado de FIDCs. A metodologia considera dados enviados à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), resultando em um pequeno atraso na divulgação das informações.
Os FIDCs contam com mecanismos para mitigar riscos, como a estrutura de subordinação, que inclui cotas júnior e mezanino. Essas cotas absorvem eventuais perdas antes de impactar os cotistas sênior, oferecendo uma camada adicional de proteção ao investidor.
A gestora destaca que a criação de um índice oficial contribui para aumentar a transparência e consolidar a atratividade dessa classe de investimento, que deve crescer nos próximos anos.
Saiba mais:
Drex deve começar a operar em 2025 após testes de segurança
Investidores estrangeiros retiram R$ 3,4 bilhões da Bolsa em 2025