A Whole Foods Markets divulgou, pela 10ª vez, a lista anual de tendências para o setor alimentício, destacando o crescimento no consumo de chás, proteínas variadas, alimentos crocantes e bebidas saudáveis. Da tendência americana para as prateleiras do comércio cearense, o Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas no Estado do Ceará (Sindialimentos) avalia que essas mudanças reforçam um mercado mais seletivo e com maior demanda por produtos naturais e inovadores.
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De acordo com André Siqueira, diretor financeiro do Sindicato, “a produção agroindustrial do estado tem caminhado ao encontro dessas tendências, até para atender as exigências dos consumidores, que estão cada vez mais seletivos na hora das compras”. André, que é Mestre em Avicultura e Doutor em Biotecnologia, apresenta sua própria lista de apostas em alimentos e bebidas, produzidos no estado:
A Emape Alimentos, conhecida pela produção de ovos e galinhas do sertão congeladas, lançou, para as festas de fim de ano de 2024, o “Capote do Sertão”. Também chamado de galinha d`Angola, o consumo desse tipo de carne é comum na culinária francesa. A Emape importou, com exclusividade para a América do Sul, o projeto completo de criação industrial e de inseminação artificial da ave, mantendo o padrão europeu de qualidade, desenvolvido pela empresa francesa Galor.
Outra aposta priorizando o mercado local são os produtos desenvolvidos pela Spirro Produtos Naturais. Em atividade há 27 anos, a empresa comercializa chás terapêuticos, temperos, alimentos naturais (como granolas, tribulus, farinha de banana, açúcar mascavo e de coco, além de extratos de feijão e de soja). Também conta com opções de complementos encapsulados de chá verde, Ginseng, maca peruana, amora miúra, além da linha de xaropes, óleos vegetais e essências aromatizantes.
Ao contrário do que muita gente ainda acredita, o caju é apenas o pseudofruto do cajueiro, sendo a castanha-de-caju o verdadeiro fruto da espécie Anacardium occidentale. E nada mais representativo para o Ceará do que esse alimento em receitas doces e salgadas, além de ser uma boa pedida para snack natural. A Suprema Caju comercializa o produto em amêndoas, granulado, inteiro ou como farináceo. As opções de compra podem ser no varejo ou no atacado, inclusive com o modelo de white label, em que outra empresa atribui a própria marca ao produto.
No quesito sustentabilidade, a Dikoko apresenta no seu portfólio água de coco em embalagens de um litro e de 200 mililitros, além do óleo natural e do flocos de coco. Ano passado, a empresa anunciou que irá aplicar R$196 milhões para construção de nova unidade da empresa em Itapipoca. A matriz da empresa em Paraipaba, chegou a produzir mais de 170 milhões de cocos, representando 20% do PIB municipal em 2023.
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