Ícone do site TrendsCE

ZPE Ceará cresce e representa 54% da movimentação do Porto do Pecém

zpe ceará

A ZPE Ceará movimentou 10,5 milhões de toneladas em 2024, um aumento de quase 5% em relação a 2023. O volume representou 54% de tudo o que passou pelo Porto do Pecém ao longo do ano, segundo a empresa.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Os destaques foram minério de ferro, carvão e placas de aço, que juntos somaram 10,3 milhões de toneladas, crescimento de 17,5% em relação ao ano anterior. O minério de ferro movimentou 4,7 milhões de toneladas, alta de 19%. O carvão atingiu 2,6 milhões de toneladas, avanço de 24,7%. Já as placas de aço registraram 2,9 milhões de toneladas, aumento de 9,6%.

A ZPE também ampliou sua operação com a movimentação inédita de briquete de minério de ferro no hub de siderurgia. Além disso, consolidou um novo marco ao aprovar, em Brasília, o primeiro projeto de produção de hidrogênio verde em uma zona de processamento de exportação.

Outro avanço foi o reconhecimento no prêmio fDi’s Global Free Zones of the Year, do Financial Times. A ZPE Ceará entrou no ranking das dez melhores zonas francas do mundo, ocupando a oitava posição. Também foi classificada como a mais inovadora das Américas e recebeu menção honrosa em sustentabilidade.

Para 2025, a empresa planeja expandir o hub de siderurgia, consolidar o novo hub de hidrogênio verde e atrair novos segmentos industriais. A ZPE também busca viabilizar uma frente de exportação de serviços, com apoio do governo estadual.

Saiba mais:

Porto do Pecém cresce 13% e bate recorde em 2024

Nova gestão da ZPE Ceará visa diversificação de investimentos

Sair da versão mobile