O Ceará registrou um saldo de 56.231 novos empregos formais em 2024, um crescimento de 7,8% em relação ao ano anterior, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). O aumento também indicou na ampliação da participação feminina, que passou de 37,69% em 2023 para 46,28% dos novos postos de trabalho.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Apesar de representarem a maioria da população cearense, as mulheres ainda enfrentam dificuldades para ingressar no mercado de trabalho, influenciadas por responsabilidades familiares e barreiras estruturais. Diante desse cenário, o empreendedorismo tem sido uma alternativa para muitas delas garantirem renda.
Nos últimos dois anos, o Ceará Credi Mulher, programa que oferece crédito e capacitação para microempreendedoras, movimentou R$ 98.661,49 em contratos firmados, segundo dados do Governo do Ceará. Do total de beneficiados, 75,18% eram mulheres, e 54,39% se declararam chefes de família.
A Secretaria das Mulheres destaca que a autonomia financeira tem papel estratégico na superação de situações de vulnerabilidade social, incluindo a dependência econômica em relacionamentos abusivos.
Saiba mais:
PMEs apresentam desaceleração no final de 2024
Desemprego cai para 6,6% em 2024 e atinge menor taxa da série histórica