Consórcio Nordeste firma parceria com Ministério da Fazenda para transição energética

Por: Redação | Em:
Tags:, , ,
consórcio nordeste

Durante a primeira Assembleia Geral de 2025 do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, governador do Piauí, assumiu a presidência da entidade. (Foto: Reprodução/Casa Civil)

O Consórcio Nordeste assinou um Memorando de Entendimento com o Ministério da Fazenda, na última quarta-feira (5), para impulsionar a transição energética na Região. O acordo integra o Plano de Transformação Ecológica, que prevê a preservação da Caatinga, o desenvolvimento de energias renováveis e a compensação ambiental.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Fernando Haddad, ministro da Fazenda, afirmou que metade dos US$ 12 bilhões da plataforma de investimentos verdes do governo já foi direcionada ao Nordeste. Entre as iniciativas, estão projetos de hidrogênio verde, energia eólica offshore e infraestrutura para data centers. Estados como Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte se destacam como destinos preferenciais para investidores.

No Ceará, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) possui mais de 40 Memorandos de Entendimento para produção de hidrogênio verde (H2V). Seis deles já evoluíram para pré-contratos, com investimentos projetados em US$ 8 bilhões até 2030. A expectativa é gerar 80 mil empregos e alcançar uma produção de 1 milhão de toneladas de H2V com 6 GW de eletrólise.

Elmano de Freitas, governador do Ceará, também ressaltou a importância da regulamentação da Reforma Tributária, da compensação das dívidas estaduais e da distribuição dos royalties do petróleo. Segundo ele, o Nordeste precisa ser contemplado nas decisões econômicas nacionais para fortalecer o crescimento regional.

Além do acordo com a Fazenda, o Consórcio Nordeste firmou parceria com a Secretaria-Geral da Presidência para implementar o PAS Nordeste, iniciativa que incentiva a produção e consumo de alimentos saudáveis nos estados da Região.

Nova presidência no Consórcio Nordeste

Durante a primeira Assembleia Geral Ordinária de 2025 do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, governador do Piauí, assumiu a presidência da entidade. Ele destacou que a matriz elétrica limpa da Região, com estados como o Piauí gerando sete vezes mais energia do que consome, é um diferencial para atrair indústrias de alta tecnologia e siderurgia verde.

A reunião contou com a presença de ministros como Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), além de outras autoridades.

Saiba mais:

Haddad diz que regulação das big techs irá acabar com desequilíbrio no setor

Governo do Ceará e EDP assinam contrato para migração de órgãos estaduais ao mercado livre de energia

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas