O mercado de franquias no Brasil registrou alta de 13,5% em 2024, alcançando um faturamento de R$ 273,08 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). O desempenho foi impulsionado pela recuperação do consumo, favorecida pelo baixo desemprego, aumento da massa salarial e maior poder de compra das famílias.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
“Um mercado de trabalho forte e mais dinheiro circulando na economia, mesmo com seus impactos inflacionários, impulsionaram o faturamento do franchising brasileiro que, assim como outros setores, superou as expectativas iniciais”, destacou Tom Moreira Leite, presidente da ABF.
Os segmentos com maior crescimento foram Entretenimento e Lazer, com avanço de 16,6%, seguido por Saúde, Beleza e Bem-Estar (16,5%), Alimentação – Food Service (16,1%) e Alimentação – Comércio e Distribuição (14,7%).
A Cacau Show manteve a liderança entre as franquias com mais operações pelo terceiro ano consecutivo, atingindo 4.216 unidades, uma expansão superior a 10%. O Boticário ficou em segundo lugar, com 3.746 operações, seguido por McDonald’s (2.704) e Colchões Ortobom (2.387).
A Lubrax+ subiu do sexto para o quinto lugar no ranking, totalizando 1.685 operações. O setor de franquias segue em expansão, beneficiado pelo aumento da circulação de dinheiro na economia, apesar dos desafios inflacionários.
*Com informações da Agência Brasil
Mulheres de negócios: um universo em ascensão
Itaú compra 15% da NeoSpace e amplia aposta em IA