Os fundos multimercados ficaram na terceira posição do ranking, oferecendo uma combinação de renda fixa e variável. (Foto: Envato Elements)
O Ibovespa fechou janeiro com alta de quase 5%, enquanto a taxa Selic subiu para 13,25% ao ano. Com isso, os investidores seguiram priorizando a renda fixa, mas também buscaram mais risco. Segundo o buscador Yubb, os ativos mais procurados no mês foram Certificados de Depósitos Bancários (CDBs), títulos públicos do Tesouro Direto e fundos multimercados.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Os CDBs retomaram a liderança nas buscas, seguidos pelos títulos do Tesouro Direto. O aumento da Selic impulsionou a demanda, já que muitos desses papéis têm rendimento atrelado à taxa básica de juros. O Banco Central indicou nova alta de 1 ponto percentual na próxima reunião do Copom, mantendo a renda fixa no foco.
Apesar da Selic em alta, o avanço do Ibovespa estimulou maior apetite por risco. Os fundos multimercados ficaram na terceira posição do ranking, oferecendo uma combinação de renda fixa e variável. Já as ações voltaram a figurar entre os mais buscados, ocupando o quarto lugar após meses afastadas das primeiras colocações.
O dólar encerrou janeiro a R$ 5,84, registrando sua maior queda mensal em um ano e meio. Diante da incerteza sobre o câmbio, os fundos cambiais ficaram na quinta posição, sendo utilizados tanto para proteção quanto para possíveis ganhos com a valorização da moeda americana.
As criptomoedas, impulsionadas pelo cenário político nos EUA, ficaram em sexto lugar. O interesse aumentou após declarações do presidente Donald Trump, que defendeu a adoção desses ativos e sugeriu a criação de reservas de bitcoin pelo governo norte-americano.
No sétimo e oitavo lugar apareceram as Letras de Câmbio (LCs) e os Recibos de Depósito Bancário (RDBs), além das Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio (LCIs e LCAs), reforçando a demanda por renda fixa.
Os fundos de ações e os fundos imobiliários completaram a lista, ocupando respectivamente a nona e décima posição entre os ativos mais buscados no Yubb em janeiro.
*Com informações do portal Valor Investe
Dólar cai pelo 12º dia seguido e fecha abaixo de R$ 5,80
Ibovespa sobe 2,82% e retoma patamar de 126 mil pontos